Não precisa se preocupar. Se o seu filho for um Bebês High Need não significa que ele tem uma patologia ou algum transtorno psicológico, apenas que essa é a personalidade dele.
Os pais podem precisar fazer mais companhia e estar mais em contato físico com o bebê. Além de se atentar muito mais aos sinais prévios de estresse que a criança pode dar.
O que é um Bebê High Need?
O conceito de High Need surgiu pelo pediatra norte-americano William Sears. Como a tradução indica, é um bebê com alta necessidade, no caso, de atenção e cuidado dos pais. Geralmente, ele demonstra uma necessidade maior de contato físico com a mãe desde o nascimento.
Não tem um fator determinante para que as crianças se encaixem nesse perfil. Naturalmente, existem bebês mais sensíveis que necessitam de uma maior tranquilidade por parte dos pais.
Pode parecer algo que todo recém-nascido passa. Os primeiros três meses de vida formam um período de adaptação de toda a família. O bebê se comunica com choro, durante os saltos de crescimento fica mais manhoso e demanda colo e atenção.
Algumas pessoas podem confundir High Need com bebês com algum problema, tipo cólicas. Para diferenciar, perceba se o bebê demonstra sinais por, pelo menos, 3 horas por dia, por 3 dias ou mais da semana e em um período maior de 3 semanas seguidas.
Os Bebês High Need têm peculiaridades e se demonstram mais intensos em algumas ações.
Características de um Bebê High Need
– Choro
Os High Need choram constantemente e durante boa parte do dia. São poucos intervalos sem chorar. Muitos pais até levam os bebês ao pediatra para verificarem se há algo de errado e os exames não apontam alteração alguma.
Além disso, o choro é mais intenso e explosivo. Os Bebês High Need choram alto e não param até a sua demanda de aconchego e companhia ser suprida.
– Sono
Há uma dificuldade enorme para esses bebês dormirem. São períodos de apenas uma hora seguida de sono. Ao contrário dos outros bebês, deixá-los sozinho não resolverá o problema, pois pode deixá-los ainda mais estressados.
– Não relaxam
Mesmo quando não estão chorando, os High Need passam uma impressão de não estarem relaxados. Ficam se movimentando muito e podem ter as mãos fechadas com força, que são sinais de estresse.
– Amamentação
Como os High Need não relaxam, tendem a demandar mais alimentação em períodos menores dos de outros bebês. Durante a amamentação, crianças desse perfil conseguem relaxar. Sendo assim, o tempo de amamentação costuma ser longo, mas proveitoso.
Existe, também, uma exigência pela amamentação durante a madrugada e entre os intervalos de sono.
– Necessidade da mãe
É comum que o High Need só aceite que a mãe tenha contato com ele. Apenas ela pode fazer coisas como dar banho, trocar fralda e demais atividades do cotidiano. Há uma necessidade constante da presença da mãe.
Dicas para lidar com um Bebê High Need
Assim como qualquer bebê, não existe uma fórmula de criação que funcione para todas as crianças. Essas dicas servem para bebês que são e que não são High Need.
– Muita paciência
É preciso manter a calma e ter paciência para lidar com a irritabilidade do seu bebê. As crianças dão sinais quando gostam, não gostam ou precisam de algo. Perceba como o seu filho se comporta e quais são os pequenos sinais que ele dá quando quer demonstrar algo.
– Rede de apoio
Mais do que nunca, criar uma rede de apoio é extremamente necessário. Explique às pessoas próximas sobre essa particularidade do seu bebê. É importante que essas pessoas estejam dispostas a te apoiar, sem julgamentos e sem criar novas dificuldades.
– Outras pessoas
É interessante fazer com que outras pessoas criem vínculos com o bebê. Um relacionamento mais próximo com avós, tios e amigos próximos pode dar mais flexibilidade na rotina. Pode ser uma tarefa difícil no começo, mas a familiarização com diferentes pessoas reduz o estranhamento do bebê e é bastante positiva para o dia a dia.
Como os bebês desse perfil só aceitam a mãe, incentivar o vínculo de outras pessoas é uma forma de retirar uma pressão da sua rotina.
– Não se compare
A maternidade/paternidade não deve ser comparada, nem os bebês devem ser comparados. Mesmo que sejam irmãos. Cada bebê é único e tem parâmetros individuais a serem usados.
– Estimule a criatividade e curiosidade
Os Bebês High Need são mais intensos, o que faz com que eles também sejam mais curiosos e criativos, na maioria dos casos. É interessante estimular a criatividade e dar liberdade para explorar o que está ao redor.
Um High Need precisa de mais atenção, contato e pode ser um pouco mais cansativo no começo. Porém, como todos os bebês, a família acaba se ajustando, aprendendo os sinais e usando os melhores meios para lidar com suas necessidades.
Você já conhecia esse tipo de perfil?