fbpx

Fale Comigo

(11) 94200-0907

Rua Cubatão 1177

Conjunto 105 - Vila Mariana

Seg - Sab

09:00 - 18:00

O desfralde é um grande marco no desenvolvimento de uma criança, mas pode ser um desafio para os responsáveis. Muita paciência é envolvida nesse processo. Com as estratégias e cuidados adequados, o processo pode ser mais tranquilo tanto para os adultos quanto para a criança, se tornando eficaz.

Sabendo de toda essa dificuldade, resolvi compartilhar algumas dicas práticas para tornar o desfralde uma etapa bem-sucedida no crescimento do seu filho.

1. Escolher o “Momento Certo”

O momento perfeito não existe, mas existem condições ideais que mostram que o seu bebê já está pronto para o desfralde. Assim como tudo, cada criança tem o seu tempo e é importante não acelerá-la.

A maioria das crianças começa a mostrar sinais de prontidão entre os 2 e 3 anos, mas não há uma idade fixa. Esteja atento aos sinais de que seu filho está preparado para dar esse passo, como demonstrar interesse no banheiro, ficar seco por períodos mais longos e comunicar suas necessidades.

2. Equipamento Adequado

Existem crianças que conseguem se adaptar ao vaso sanitário comum, mas é possível (e indicado) que sejam usados equipamentos voltados às crianças. Não apenas usar esses utensílios, mas incluir a criança na escolha.

Invista em um penico ou redutor de assento para o vaso sanitário. Deixe a criança escolher cores ou personagens que ela goste para tornar o processo mais atrativo. Ter o equipamento certo pode deixar a criança mais confortável e confiante.

3. Estabeleça uma Rotina

Crianças precisam ter rotina. Seja para o sono, seja para o banheiro. A rotina auxilia bastante no processo de desenvolvimento e autoconhecimento.

Estabelecer uma rotina de visitas ao banheiro, como após as refeições e antes de dormir, ajuda a criança a entender quando é hora de usar o penico ou o vaso sanitário. Incentive a criança a sentar-se mesmo que ela não precise.

Com o tempo, ela vai assimilar a rotina com as ações e ficará um pouco mais fácil de entender os momentos de usar o banheiro e até comunicar.

4. Elogios e Incentivos

Recompensar a criança com elogios e incentivos positivos quando ela usar o penico ou o vaso sanitário com sucesso pode ser um grande motivador para que a transição seja eficaz. Crie um sistema de recompensas simples, como adesivos ou pequenos prêmios, para celebrar cada conquista.

5. Paciência e Compreensão

Lembre-se de que o desfralde é um processo gradual. Durante a jornada, acidentes vão acontecer. Você, como responsável, já deve estar preparado para isso. É importante manter a calma e mostrar compreensão. 

Não repreenda a criança por acidentes, pois isso pode causar ansiedade. Em vez disso, converse com a criança, entenda a situação e, juntos, pensem como podem trabalhar para que esse tipo de acidente não aconteça novamente.

6. Esteja Preparado para Voltar Atrás

Já ouviu dizer que a maternidade/paternidade faz com que as pessoas “paguem a língua?” Essa expressão é bastante utilizada para aquelas frases que falamos antes de nos tornamos responsáveis por crianças. Se você cuida de um bebê sabe bem que é normal voltar atrás. Muitas vezes, para o progresso, precisamos retroceder para impulsionar.

Algumas crianças podem começar o desfralde e depois regredir. Isso é normal. Apesar de mostrarem um ou dois sinais de que estão preparadas, podem não ter a maturidade necessária para o desfralde. 

Se isso acontecer, volte às fraldas por um tempo e tente novamente após um período. Sempre tente conversar com a criança e captar os sinais que ela dá. Pressionar demais pode causar estresse.

7. Modelo de Comportamento

Antes da Introdução Alimentar, indicamos que os adultos sempre deixem a criança por perto no preparo dos alimentos e presente nas refeições. Mesmo que o bebê ainda não coma, colocá-lo sentado à mesa com os demais integrantes da família já é uma forma de estimular o comportamento de comer.

O mesmo ocorre com o desfralde. Para que a criança entenda o processo e sinta-se mais à vontade, pode ser uma opção um adulto mostrá-la como usa o banheiro. 

O desfralde pode ser uma jornada desafiadora, mas com paciência, amor e estratégias adequadas, a transição para o uso do penico ou vaso sanitário pode ser suave e bem-sucedida. Lembre-se de que cada criança é única. Cada uma tem o seu ritmo, seu tempo e amadurecimento. Portanto, adapte as dicas às necessidades individuais do seu filho. Comemore cada pequena vitória e forneça apoio constante durante todo o processo.

Como foi o processo de desfralde por aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress
Open chat
Olá, em que posso te ajudar?
Olá 👋
Sou Pamela, secretária do consultório da Dra Daniela.
Qual seu nome?